sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Conferencistas - 1ª Conferência Imagem e Imaginários

Em sua fala na 1ª Conferência Imagem e Imaginários, Elisa Reinhardt Piedras fará uma abordagem empírica relacionada à área da Publicidade e Propaganda e do Design.

A pesquisadora é graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2002) e em Artes Visuais/Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Fez mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), pesquisando "A articulação da publicidade com o mundo social: a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de recepção".


Em seu doutorado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), desenvolveu a tese sobre "Publicidade, imaginário e consumo: anúncios no cotidiano feminino", realizando intercâmbio na Universidad de Extremadura / Espanha na área de Design (2002) e Estágio de Doutorado na Universidade Paris V - Sorbonne (2007).



Atualmente é professora da área de publicidade no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Projeto de Pesquisa "Fluxo publicitário: estratégias da produção publicitária, anúncios e apropriações pelos consumidores" e do projeto de Popularização da Ciência "Publicidade e Cosumo no Cotidiano". 


Para conhecer mais sobre os estudos de Elisa Reinhardt Piedras, acesse: http://lattes.cnpq.br/8576307497836117

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Conferencistas - 1ª Conferência Imagem e Imaginários

O professor, escritor, pesquisador e jornalista Juremir Machado da Silva apresentará sua fala na 1ª Conferência Imagem e Imaginários, intitulada: Imaginário e agenda-setting. 

Com experiência na área de Sociologia, História e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, imaginário, mídia, comunicação e tecnologia, o autor irá apresentar seus apontamentos e descobertas acerca do imaginário relacionado com a teoria do agendamento. 

Juremir Machado da Silva foi orientando de Michel Maffesoli no mestrado e no doutorado, realizados na Université Paris Descartes, PARIS 5 – França. Além disso, também fez pós-doutorado sob a orientação do mesmo autor, Jean Baudrillard e Edgar Morin, na universidade supracitada.


Juremir Machado da Silva é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Em sua trajetória de estudos foi orientado por Michel Maffesoli, Jean Baudrillard e Edgar Morin, na Université Paris Descartes, PARIS 5 – França. Na 1ª Conferência Imagem e Imaginários, irá abordar o tema do Imaginário e agenda-setting.


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Conferencistas - 1ª Conferência Imagem e Imaginários

Em sua fala na 1ª Conferência Imagem e Imaginários, Cristiane Freitas Gutfreind, vai enfocar na questão do trajeto antropológico como metodologia de pesquisa para a imagem.

A autora compartilhará conosco sua experiência de trabalho, uma vez que utilizou tal método em sua tese de doutoramento, Un cinéma possible: une analyse socio-anthropologique de la production cinématographique brésilienne dans la postmodernité.

Cristiane Freitas foi aluna de Gilbert Durand e orientanda de Michel Maffesoli, no mestrado e no doutorado, ambos realizados na Université Paris Descartes, PARIS 5 - França.


Cristiane Freitas Gutfreind é professora do PPGCom da PUCRS e pesquisadora do CNPq. Coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação, membro da comissão coordenadora do PPGCom e editora da Revista Famecos. Além disso, é Membro da AFECCAV (Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel).  



terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pensadores - 1ª Conferência Imagem e Imaginários

Michel Maffesoli, Professor da Universidade Sorbonne – Paris Descartes e um dos principais discípulos de Gilbert Durand, participa da 1ª Conferência Imagem e Imaginários com um exclusivo e emocionante depoimento sobre a vida e a obra de seu mestre, Gilbert Durand.


[...] ao mesmo tempo em que Durand criticava o racionalismo estreito próprio do século XIX, ele ressaltava a importância do não racional, que tem sua racionalidade própria: “compreender o real a partir do irreal”. Aliás, talvez seja essa a característica essencial do imaginário de Durand, que consiste em apreender, a partir das imagens, a “razão interna” que anima os modos de ser e pensar dos homens [...].


Trecho do depoimento de Michel Maffesoli sobre Gilbert Durand para o Gim.


Maffesoli, considerado um dos fundadores da Sociologia Compreensiva, é professor na Université Paris Descartes – Sorbonne onde coordena o Centro de Estudo sobre o cotidiano, CEAQ (Centre d’Etude sur l’Actuel et le Quotidien). Suas importantes reflexões sobre as sociedades contemporâneas, a partir das noções de imaginário, cotidiano, banalidade, tribalismo, empatia, entre inúmeras outras, são incansavelmente discutidas em várias obras, muitas delas traduzidas no Brasil, como: A conquista do presente, O tempo das tribos, O conhecimento comum, No fundo das aparências, A transfiguração do político e o Tempo Retorna.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pensadores - 1ª Conferência Imagem e Imaginários

Philippe Joron, professor da Universidade de Montpellier III, é um dos nossos entrevistados para a 1ª Conferência Imagem e Imaginários. Ele falou ao Gim sobre a influência do pensamento de Durand em diversas áreas do conhecimento, sobre a Escola de Grenoble e suas continuidades e sobre a realidade do imaginário.

Aqui no blog, você pode ler com exclusividade um trecho do que Joron comenta sobre a contribuição de Durand:

"Gilbert Durand me ofereceu a oportunidade, tanto quanto Michel Maffesoli e Patrick Tacusel, de pensar de uma outra maneira a vida social, de pensá-la de uma forma menos clássica. Seus estudos, me deram a chance de relativizar as coisas a nível do pensamento sociológico."

Joron é sociólogo, pesquisa questões sobre a violência contemporânea e as práticas festivas em suas formas tradicionais, modernas e urbanas a partir de um trabalho de campo na França e no Brasil. Fez a publicação de seu livro sobre as práticas festivas, em língua portuguesa no XII Seminário Internacional.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pensadores - 1ª Conferência Imagem e Imaginários

Georges Bertin é um dos entrevistados do Gim para a 1ª Conferência Imagem e Imaginários. No vídeo que exibiremos na Conferência ele fala sobre a contribuição epistemológica maior da obra de Gilbert Durand e sobre como o prisma durandiano pode ser fértil para pensarmos a retroalimentação entre Comunicação e Sociologia. Aqui no blog, você pode ler com exclusividade um trecho do que estamos preparando para o dia 06.12:

A contribuição epistemológica maior de Gilbert Durand, eu diria que ela é duplaHá, por um lado a definição daquilo que ele chama de arquetipologia geral, quer dizer, ele vai produzir um sistema de organização das figuras do imaginário, nos homens e na sociedade (...). E ele vai definir o trajeto antropológico e dizer que a arquetipologia não fixa as coisas em um dado momento e permite que você veja e situe em que dinâmica você está. Ele vai descrever isso numa forma de trajetória de trajetória, trajetividade, quer dizer de dinamismo (...).


Bertin é Sociólogo, antropólogo, pesquisa as questões que envolvem o imaginário urbano. Desenvolveu pesquisas sobre o imaginário da festa, também sobre o mito e a imaginação para a compreensão do social. Além disso é diretor do Conservatoire national des arts et métiers (CNAM Pays-de-la-Loire) e diretor executivo da revista internacional de sociologia, Esprit critique.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

1ª Conferência Imagem e Imaginários

Estudantes do GIM após entrevista com o professor Michel Maffesoli.


Estudantes do GIM após entrevista com o professor Georges Bertin


Em breve muitas novidades sobre a 1ª. Conferência Imagem e Imaginários que abordará o tema: O pensamento durandiano e o consumo do fantástico na mídia contemporânea. 

O evento será gratuito e é voltado a estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores, mas aberto à toda comunidade acadêmica.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: gimppgcom@gmail.com

Participe!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

1ª Conferência Imagem e Imaginários


Motivado pela efeméride de um ano de falecimento de Gilbert Durand, o Grupo de Estudos Imagem e Imaginários decide organizar um evento em homenagem ao grande pensador, que se destaca, entre diversos títulos e atuações acadêmicas, por ter sido fundador do Centro de Pesquisa sobre o Imaginário (C.R.I. – Grenoble – França). 

A temática do evento, que acontece em 06.12.13, é a seguinte: O pensamento durandiano e o consumo do fantástico na mídia contemporânea

O evento será gratuito, voltado a estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: gimppgcom@gmail.com.